INVOGA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

BLOG

Acompanhe as novidades e notícias sobre Energia Solar elaboradas pela nossa equipe de especialistas.

Como funciona o Sistema de Energia Solar?

Como funciona o Sistema de Energia Solar?
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

Você provavelmente já se perguntou como funciona a Energia Solar, e para sanar todas as suas dúvidas nós separamos as informações mais importantes sobre o assunto neste artigo, continue a leitura para saber mais. 

Como funciona a Energia Solar? 

A Energia Solar funciona da seguinte maneira: as placas solares captam a luz do sol e produzem a energia que é transportada até o inversor solar.

No inversor solar ele irá transformar a corrente contínua (CC), que é a energia produzida no módulo fotovoltaico, para a corrente alternada (CA), porque assim ela se torna apropriada para o consumo e com as características da rede de energia elétrica. 
 
Esse equipamento também é responsável pela segurança do sistema fotovoltaico e colabora com o monitoramento da produtividade do gerador. Depois da conversão, a energia é direcionada para o “quadro de luz” e distribuída pelo imóvel. 
 
Leia também: 6 Vantagens do Sistema Fotovoltaica
 
Para que a conversação da radiação solar em energia elétrica ocorra de forma satisfatória é necessário que a luz solar incida diretamente sobre as células fotovoltaicas, assim, a posição perfeita para os painéis solares é o local que não há áreas de sombras e que receba os raios solares ao longo do dia.

Como é o funcionamento da energia solar ao longo do dia?

A produção de energia solar varia ao longo do dia de acordo com a incidência solar. Por exemplo, a geração de energia solar começa pela manhã, mas nesse período do dia ela será menor que por volta do meio dia, que é o momento de maior radiação solar. 
 
Muitas vezes a energia gerada durante esses picos de radiação é suficiente para abastecer todo o imóvel, e ainda gerar excedentes. Quando o sistema fotovoltaico gera excedentes eles são enviados à rede distribuidora e são convertidos em créditos energéticos. 

Como funciona a energia solar em dias nublados?

Mesmo em dias considerados “sem sol”, como é o caso dos dias nublados e chuvosos, o sistema fotovoltaico funciona normalmente, porém, gera uma quantidade de energia muito menor se comparado aos dias ensolarados.
 
O Sistema Fotovoltaico funciona à noite? 

No período da noite a produção de energia é interrompida, no entanto, como o sistema é conectado à rede distribuidora (on-grid), você consegue utilizar a energia solar que foi produzida ao longo do dia. 

O que acontece quando não utilizamos toda energia produzida?

Na instalação do sistema fotovoltaico o relógio de energia é substituído por um novo, que é o “Bidirecional”, que mede a entrada e saída da energia. 
 
Assim é possível medir o quanto de energia solar está sendo gerada e consumida e o excedente é direcionado para a rede distribuidora e transformados em créditos de energia, que possuem a validade de 60 meses. 
 
Esses créditos energéticos são regulamentados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Resolução Normativa nº482 de novembro de 2012, eles podem ser utilizados na mesma unidade consumidora e geradora ou ainda em outra unidade consumidora que possui o mesmo titular.

Agora que você já sabe como funciona o Sistema de Energia Solar, conheça os serviços oferecidos pela Invoga e faça uma simulação sem compromisso. 


Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!